Carolina Peraca

Carolina Peraca

Publicado: 13/09/2019

A Artista em Pauta de hoje, a gaúcha e designer Carolina Peraca, se apaixonou pela cerâmica durante um curso que fez em Londres, desde então foi atrás da sua paixão e hoje desenvolve peças em cerâmica e porcelana inspiradas pelas suas viagens, formas naturais e angulares. Seu estudio fica em Porto Alegre, mas suas peças percorrem o mundo.

Sobre: Me formei em (BA) Ceramic Design, na Central St. Martins (Londres). Desde 2014, tenho meu estudio em Porto Alegre. Minhas peças se apoiam em três pilares: beleza, simplicidade e funcionalidade.

Quais são as suas referências? Formas naturais e orgânicas. Viagens: sempre tento ir a algum museu, ver alguma exposição, sempre temos o que aprender. Arquitetura, moda e design: é importante estar conectado com o que está acontecendo nessas outras disciplinas, ter uma noção.

Como é o seu processo criativo para a construção das peças? Faço pesquisa, crio um conceito, faço desenhos, maquetes, testes. Pode iniciar com uma foto, com lugar que visitei, com cores. Ele não é um processo linear, ele vai mudando e se moldando. Cada projeto é diferente!

Qual tipo de peça você gosta de criar? Gosto de fazer peças de porcelana e de cerâmica de alta temperatura. Peças para presentear (os outros e para si!). Gosto muito das peças personalizadas, são especiais, pessoais e únicas.

Quais são os seus maiores desafios? A produção tem limitações, meu espaço é pequeno. Os materiais vem de SP e do exterior. Cada etapa do processo tem seus desafios! A parte administrativa vai melhorando com o tempo, com erros e acertos. Adoro produzir, adoro fazer feira, encontrar com o cliente!

Quais foram seus ultimos projetos? Participei na Made – Mercado Arte Design e na DW! Semana de Design de São Paulo… um projeto que retomei e deixei bem especial!

Você leva a sua arte para dentro da casa das pessoas. Como você é isso para você? Eu adoro! Faço tudo com muito carinho, amor, cuidado. É um prazer “estar na casa” das pessoas, das minhas amigas, dos clientes.

Conheça mais o trabalho da Carolina através do site e Instagram.

Conhece alguém que pode se interessar pelo design artesanal? Então compartilhe nosso artigo em seu Instagram e Facebook e incentive outros a refletirem sobre o assunto. ❤

Até nossa próxima conversa 😉

No Comments

Post A Comment

Cadastre-se!

Olá! Deixe o seu e-mail para receber conteúdos exclusivos, novidades e descontos.