Brunna Mancuso

Brunna Mancuso

Publicado em 11/05/2018

A artista é designer, ilustradora e maker. Cria ilustrações para revistas e livros, além de pinturas autorais, onde ela desenvolve trabalhos utilizando aquarela, nanquim, guache e recentemente uniu em suas ilustrações o bordado feito a mão. Em seu projeto pessoal, ela dividi os bastidores de sua profissão e também compartilha todo o processo de sua produção: retratos femininos e ilustrações botânicas no Apoia-se.

Sobre a Artista: Sou formada em Artes Visuais, tendo passado mais de 10 anos trabalhando como designer gráfico em várias áreas criativas. Nos últimos anos, foquei meu trabalho como designer e ilustradora dentro do mercado editorial e da publicidade. Fiz muitos cursos ao longo do da última década, entre oficinas e aulas de aquarela e cerâmica, em 2011 fiz um curso de design gráfico em Florença, na Itália. Hoje foco meu trabalho em ilustração, com temas femininos e botânica como foco do meu trabalho.

Como você se relaciona com a arte digital e a manual? Hoje meu trabalho é 95% manual. Uso o Photoshop para retocar e tratar minhas ilustrações, finalizar, colocar no formato certo para o cliente, essas coisas. Mas ao longo dos anos fui deixando de trabalhar com ilustração puramente digital e fui incluindo “manualidades” no meu trabalho. É um processo que ainda estou conseguindo.

Quais são suas maiores referências artísticas? Minhas referências são bem ecléticas, mas posso dizer que as principais são fotografia, cinema e artes plásticas. Amo artistas modernos, como Picasso e Mucha, mas também tenho forte influência nas gravuras japonesas.

Como você divide seu processo de criar e seus estudos, oficinas e a rotina administrativa do negócio? Hoje meu marido é meu parceiro no estúdio. Ele administra a parte dos cursos, das feiras e faz os serviços que precisam ser feitos na rua, como Correios ou cartório. Eu administro a parte dos freelas e dos projetos. A parte criativa, direção de arte, etc. Funciona bem.

Você teve algum marco importante na sua carreira que influenciou a sua trajetória? Sim, tenho dois muito recentes: ter ganhado o 59º Prêmio Jabuti com o projeto de livros digitais do Itaú, Leia Para Uma Criança. E o outro é ter feito meu primeiro freela internacional, um projeto editorial com a editora que eu mais desejava trabalhar no mundo.

Qual dica você daria para quem deseja trabalhar com ilustração e está começando? Estudar o mundo, criar um portfólio conciso, mesmo que de trabalhos fictícios, e saber em que área da ilustração você quer trabalhar, construindo assim seu portfólio direcionado para esse mercado.

Confira mais trabalhos da Brunna Mancuso em seu site e instagram.

No Comments
  • LARY
    Posted at 20:57h, 11 maio Responder

    amei conhecer um pouco mais sobre a Brunna! admiro muito tudo aquilo que ela produz. acompanhá-la todos os dias é inspirador. <3

    abraços.

    • Karina
      Posted at 16:13h, 13 maio Responder

      O trabalho da Brunna é realmente muito inspirador!
      Continue acessando o Blog e conheça outros artistas. Beijos

  • artesanatocacalcoml
    Posted at 18:50h, 12 maio Responder

    São bonitos os seus trabalhos.

    • Karina
      Posted at 16:14h, 13 maio Responder

      Também acho o trabalho da Brunna muito bonito!
      Continue acessando o Blog e conheça outros artistas. beijos

Post A Comment

Cadastre-se!

Olá! Deixe o seu e-mail para receber conteúdos exclusivos, novidades e descontos.