
26 maio Juliana Bittl – Lobita Artesanal
Publicado: 26/05/2018
Conheci Juliana numa feira artesanal no Beco do Batman, tradicional endereço do grafite em São Paulo. E no meio de filtros do sonhos, hangers e painéis em crochê e macramê, Juliana Bittl, mostra sua arte feita a mão num universo boho e como ela mesmo intitula: (sobre) natural. Confira!
Sempre fui a riponga da família, puxei minha mãe, aliás foi com ela que aprendi a crochetar. Com uns 16, 17 anos comecei a vender algumas peças para viajar com as amigas. Quando vi, já estava vendendo também durante as viagens e vivendo disso, foi uma época deliciosa! Aos poucos fui parando, tinha outras ocupações e de alguma forma comecei a trabalhar em uma indústria. Esse caminho me levou a Europa, vivi por 10 anos lá e esses anos foram maravilhosos, mas faltava uma parte de mim. Regressei ao Brasil, abri mão daquele emprego e daquela vida e vim me reencontrar. Fiquei um tempo vagando por aqui, não sabia ao certo que fazer e de repente, acordei inspirada e já sabia o que queria, me reencontrei.
Eu sou muito inspirada pelo Marrocos, apesar de infelizmente ainda não conhecer, mas admiro muito as cores, a arte, as combinações, pelo cordel do nosso Brasil, com aquelas formas incríveis. Inspirador também são alguns artistas que eu acompanho, como o ilustrador Alphachanneling, que faz desenhos maravilhosos com toques místicos e eroticos e cores maravilhosas, a artista plástica Sally Mustang, que é uma deusa bohêmia moderna rs, várias tatuadoras como a Tati Laukaz, para citar uma, e tudo que é místico, belo…
Procuro sempre trabalhar respeitando o ciclo natural. Utilizo muitos galhos, mas somente galhos já caídos, por exemplo. Também dou preferência a materiais mais naturais, a maioria dos fios que utilizo não passam por processo de tingimento, sendo melhor pro meio ambiente. Estou começando também com experimentos em tingimento natural, que são muito melhores pro Planeta e tem uma beleza singular.
Todas as peças tem um significado pra mim. Elas podem ter algum significado mais místico mesmo, como as peças com cristais, os Filtros dos Sonhos – que reza a lenda, filtra os sonhos durante a noite, deixando passar somente os sonhos que são mensagens necessárias a você, mesmo que pesadelos, e prendendo os sonhos que não são seus e quando pela manhã, a luz do sol bate na trama, os sonhos que ficaram presos se dispersam – ou elas tem um significado mais pessoal mesmo, me remetem a alguma lembrança, a uma música, um momento.
O meu processo criativo está carente de um pouco de organização rs! A inspiração não escolhe hora pra chegar e ela adora me visitar de madrugada. Mas num geral, busco olhar a minha volta, escutar músicas que eu gosto, fazer uma boa sessão de yoga e meditar. Quanto a cores, o que me inspira muito para criar paletas são filmes e séries.
Boho é um estilo eclético, com influências hippies, étnicas, vintage, punk… é livre, com cores, com texturas, sem regras. Traz o verde pra dentro de casa, a rua, as influências, as vivências.
A ligação com a natureza nas coisas que eu crio são inevitáveis pra mim, eu nasci no interior e cresci me sujando de barro e comendo fruta no pé, mais tarde morei no litoral e antes de vir pra São Paulo, morava num vilarejo na Alemanha, eu abria a janela e dava de cara com as vaquinhas pastando, então sempre foi isso que eu vi, que eu absorvi. Isso é o belo pra mim, o que me influencia, o que me faz falta. A natureza é uma dimensão de todo ser humano – até do mais cosmopolita – O artesanal me ajuda a criar ou reforçar a conexão com o mundo natural, tanto em mim, quanto nas pessoas que levam meu trabalho pra casa, proporcionando a satisfação de se viver em um ambiente mais energizado, agradável e, claro, belo.
Você pode acompanhar o trabalho de Juliana Bittl no Instagram Lobita Boho e sua loja virtual.
Estou com cupom desconto para meus seguidores em qualquer compra com a Lobita Boho!! Usem o código de desconto: DECOREMPAUTA e ganhem 10% DE DESCONTO. Aproveitem porque o preço já é bom e é uma peça artesanal mais linda que a outra.
No Comments