Dicas de vasos para jardim

Dicas de vasos para jardim

Publicado: 23/04/2019

Olá pessoas!

Saiba como escolher o vaso ideal para as condições reais onde deseja instalar seu jardim com as dicas abaixo.

A cerâmica é clássica entre todos os tipos disponíveis no mercado, pois a encontramos desde pura e “crua”, na cor de barro, passando pelos os esmaltados coloridos, com brilho ou fosco, até os queridinhos vietnamitas, que também são de barro, e devido a cor do barro natural acabam ganhando tons diferentes na queima que também influenciam na cor final dos esmaltes. Em qualidade, os nacionais não devem em nada para os vietnamitas, sendo até mais competitivos no preço em relação aos importados.

As cerâmicas sem esmaltação apresentam um processo de envelhecimento bonito aos olhos de quem compreende o ciclo e as influências dos elementos ao longo do tempo, tais como a água e os musgos.

Outros que possuem características marcadas pelo tempo são os vasos de arenito, que muito lembram relíquias romanas e gregas, tanto por seus contornos como pelo acabamento do próprio arenito que conferem a cara de antigo para as peças.

Tendência super moderninha chega com o concreto que permite formas mais ousadas, mistura com outros materiais.

O aço corten e aço galvanizado também tem seus espaços no mercado paisagístico, pois permitem excelente aproveitamento das áreas, criatividade livre para formas e cores fortes e vibrantes no acabamento.

E ainda há os vasos de vibra de vidro e polietileno que permitem jardins em locais com limitações estruturais, onde o peso de vasos mais robustos e pesados, como concreto ou cerâmicas de grandes dimensões, causariam implicações futuras. Estes tipos de materiais possuem cores mais suaves e neutras bem como vibrantes, dependendo do fabricante. Possuem filtro UV para exposição solar sem desbotarem em contato com raios solares.  São leves e de fácil transporte e dificilmente quebram, porém podem amassarem.

 

Bom, há muitas opções no mercado para vasos, o importante é conhecer bem o espaço do jardim para escolher aquele que melhor atende as suas necessidades, levando em consideração o bom gosto do morador e a funcionalidade e estética. Para composições que conferem beleza procure ajuda de um profissional da paisagem para aquele toque especial!

A colaboradora Rosa Fonseca, arquiteta urbanista, especializada em arquitetura da paisagem, promove que o paisagismo é mais que plantas, é o planejaento da paisagem ao buscar equilibrio e harmonização com a arquitetura de inteiores. Para mais informações 11 982041932 ou instagram @arq.rosafonseca

 

No Comments

Post A Comment