Montessori em casa

Montessori em casa

Publicado:19/07/2019

Entenda como funciona o método montessori e se ele faz sentido para a sua casa.

É muito provável que você já tenha visto inúmeras opções de quartos montessorianos, onde todos propõem um espaço onde os bebês e crianças desenvolvam a sua autonomia. Mas você já se perguntou como pode oferecer essa autonomia e qual é a origem e motivo disso tudo? O post de hoje tem como objetivo refletir sobre esse método, se ele faz sentido para você e a sua familia.

A nossa sociedade está habituada a tratar os bebês e crianças como incapazes, por esse motivo, psiquiatra e educadora italiana Dra. Maria Montessori (1870-1952), desenvolveu esse método pedagógico que despertou o interesse dos educadores de todo o mundo e durante um século expandiu-se por todos os continentes.

Foto: @ourmontessoristory

De acordo com a Maria Montessori, a criança tem dentro de si um padrão próprio de desenvolvimento. A criança se desenvolve plenamente, quando esse padrão interno permite direcionar seu próprio crescimento. Ele constrói sua personalidade e seu próprio conhecimento do mundo, baseado nesse potencial interno. A criança tem a liberdade de trabalhar com o material que lhe chama a atenção naquele momento. Isso é muito importante para o desenvolvimento da sua autoconfiança, inteligência emocional e concentração.

Os princípios montessorianos possibilita um aprendizado mais orgânico, intuitivo e integral, justamente porque prioriza o contato com a natureza, as habilidades socioafetivas e o aprendizado sensorial. A ideia é não se preocupar apenas adquirir conhecimento, mas em como esse conhecimento vai ser utilizado na sociedade.

Foto: @ourmontessoristory

“Devemos dar à criança um ambiente do qual ela possa tirar proveito sozinha: um pequeno lavatório só dela, uma escrivaninha com gavetas que possa abri-las, objetos de uso comum que ela seja capaz de utilizar, uma pequena cama em que possa dormir à noite sob um cobertor agradável que ela consiga abrir e dobrar sozinha. Devemos dar-lhe um ambiente em que ela possa viver e brincar; e, então, nós a veremos trabalhando as mãos o dia todo, e esperando impacientemente para se despir e se deitar em sua cama.”

Maria Montessori

Ser montessoriano implica um novo olhar para a educação dos nossos filhos, como indivíduo, desde a sua gestação que preparamos não só o quarto, mas toda a casa para recebê-lo como o novo membro da família. Cada espaço deve ser pensado para a criança. A disposição e a altura dos móveis viabilizam que os objetos fiquem sempre ao seu alcance, permitindo autonomia de exploração, tais como o espaço de atividades, a biblioteca infantil, o cantinho da leitura ou o banheiro preparado, ou seja, um ambiente pensado para desenvolver alguma habilidade específica, seja linguística, matemática, sensorial, motora ou cognitiva.

Como você pôde perceber, na metodologia montessoriana podemos fornecer os subsídios adequados para que cada criança se desenvolva como a protagonista de sua aprendizagem.

Para quem se interessa por essa metodologia recomendo a leitura Pedagogia Científica de Maria Montessori, bem como as fontes citadas abaixo.

Fonte: Organização Montessori do BrasilThe Montessori FoundationFundación Montessori‎Associação Brasileira de Educação Montessoriana

Quer saber como preparar a sua casa para vivenciar esse método? Acompanhe os próximos posts.

Conhece alguém que pode se interessar pelos princípios montessorianos? Então compartilhe nosso artigo em seu Facebook e incentive outros a refletirem sobre o assunto.

Até nossa próxima conversa 😉

Sem comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se!

Olá! Deixe o seu e-mail para receber conteúdos exclusivos, novidades e descontos.