
09 maio Por que devo conhecer o Museu da Casa Brasileira?
O museu é referência nacional em design e arquitetura. Expõe duas mostras de longa duração: Remanescentes da Mata Atlântica e Acervo MCB. Criado em 1970 como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, o MCB está desde 1972 instalado na antiga residência do ex-prefeito Fábio Prado (1934 a 1938) e de sua esposa Renata Crespi, protagonistas de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo.

Foto: Mariana Orsi
“A casa e a cidade – Coleção Crespi-Prado”
A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu. A ocupação interior revela hábitos e atitudes vanguardistas do casal Fábio Prado e Renata Crespi, como móveis, pratarias, porcelanas e objetos de arte como obras de Portinari, Di Cavalcanti e Brecheret. O solar foi ponto de encontros, reuniões e eventos político e cultural.

Foto: @claudiameloarte

Foto: @sidneyphotograph
“Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo”
A mostra é apresentada em forma de painéis fotográficos e textuais, com a tipologia de cada madeira, onde mostra progresso e avanço das áreas urbanas sobre a mata atlântica original e também peças do acervo elaborados com essas madeiras. O acervo prolonga-se para o jardim do museu, ou seja, você pode conhecer pessoalmente exemplares adultos como a cabreúva, araucária, canela, jacarandá, jequitibá-rosa, cedro, canjerana e pau-ferro.

Foto: Karina Thomazella

Foto: Karina Thomazella

Foto: Karina Thomazella

Foto: @tchelo_rossi
“Design aerodinâmico – Metáfora do futuro”
A exposição chegou ao museu dia 21 de Abril de 2018, apresentando mais de 250 objetos significativos do estilo streamline. Esse estilo surgiu nos Estados Unidos como uma resposta à crise econômica de 1929, os industriais incorporaram designers nas linhas de produção das fábricas e isso fez com que os produtos tivessem um novo diferencial no mercado de consumo.
Com mais de 50 designers, a exposição mostra objetos que de vários segmentos: meios de transporte a utensílios domésticos, incluindo artefatos de uso pessoal, ferramentas de trabalho, equipamentos audiovisuais, brinquedos e folhetos, entre muitas outras tipologias. Vale a pena conferir, pois são peças que fazem parte da história do design.

Foto: Karina Thomazella
Almoço no Museu
O restaurante Santinho no MCB, comandado pela chef Morena Leite, traz sabores da casa brasileira em buffet de almoço, pratos à la carte e lanches, de terça a domingo. O restaurante do Museu da Casa Brasileira funciona, desde abril de 2013, sob a chancela do grupo Capim Santo. Dica: Chegue com antecedência para garantir lugar ou entre em contato para mais informações e reservas: 11 3032-2277.
O museu também promove cursos, oficinas, palestras e feiras. Confira a programação atualizada aqui.
Fonte: Museu da Casa Brasileira – Av Brigadeiro Faria Lima, 2705 São Paulo-SP
No Comments