
01 maio O processo de fabricação do ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento artesanal, pode ser usado em pisos e paredes, mas atualmente enxergamos diversas possibilidades dentro da decoração de interiores. Seu auge ocorreu entre o fim do século XIX e meados do século XX, e até hoje o seu processo de fabricação artesanal continua sendo o mesmo.
Seus desenhos são referência para várias interpretações, possibilitando a criação de diversos ambientes, do estilo rústico ao industrial, do projeto clássico ao contemporâneo.
O processo de fabricação
Há mais de 90 anos a família italiana Ruocco trouxe os ladrilhos hidráulicos para São Paulo. Atualmente, eles possuem mais de 1600 opções de moldes e os modelos contam com a tecnologia, favorecendo o processo de criação dos desenhos, mas a sua fabricação continua sendo manual desde 1922.
Inteiramente artesanal, o ladrilho é feito a base d’água, areia, cimento, pó de mármore e pigmentos. Um molde é feito de base para cada desenho, esse molde é ajustado num quadro de ferro devidamente untado e cada parte do molde vai sendo preenchida com a mistura. Após o preenchimento, o molde é retirado e logo vem o secante, uma mistura de cimento e pó de pedra que absorve a água da tinta para as cores não se misturarem, e mais uma outra camada que retira a água do secante. Após, o ladrilho é comprimido em uma prensa hidráulica. Depois que o ladrilho é liberado da forma, é retirado com cuidado e inicia-se o processo de resistência. Nas primeiras 24 horas o ladrilho fica descansando na horizontal, só então é submergido na água e fica por volta de 8 horas (é por isso que o ladrilho é hidráulico). Finalmente, os ladrilhos são armazenados por 1 mês para terminar seu processo de cristalização do cimento. Após esse período, eles estarão prontos para serem utilizados por mais cem anos.
O ladrilho hidráulico é utilizado de diversas formas nas áreas internas, mas também pode ser utilizado na área externa, passeio público, praças, calçadas etc. Seu principal diferencial é a alta resistência aliado à características antiderrapantes oferecendo segurança mesmo quando molhados.
Os ladrilhos continuam encantando muitas pessoas que optam pela qualidade, beleza dos desenhos, cores e por conta da memória afetiva que transmitem. Além disso ele é sustentável, pois o mesmo pode ser totalmente reutilizado.

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar

Foto: Ladrilar
Confira mais o trabalho da família Ruocco no site.
Também não deixa de me seguir no Instagram que lá eu tiro todas as dúvidas pessoal!!
No Comments