
30 jun Tipos de Tapetes
Os tapetes trazem conforto, delimitam áreas, protegem pisos e são peças capazes de mudar completamente o visual de um ambiente. No mercado há uma variedade imensa de estampas, cores, estilos e formas. Por isso, é importante saber a personalidade que você deseja transmitir para o seu lar na hora de escolher o seu tapete. Além disso, vale a pena ficar atento a alguns pontos, como as características das fibras, local de uso e tamanho.
Tapetes de fibras sintéticas
São tapetes compostos por fibras originadas de processos industrializados, geralmente são mais econômicos devido seu processo industrial, além disso possuem maior variedade de estampas e cores. As fibras sintéticas podem ser compostas de poliéster, nylon, acrílico entre outros.
Ambientes de maior circulação como sala de estar e sala de jantar precisam de uma limpeza mais profunda e frequente, nesse caso, os modelos de fibras sintéticas de trama mais encorpadas podem ser mais adequados.

Tapete Oriental Soft ByKamy

Tapete Oriental Soft SkyBlue ByKamy

Tapete Revolution ByKamy

Tapete Revolution Design Tarsila Gato ByKamy

Tapete Revolution Design SV ByKamy
Tapetes de fibras naturais
São tapetes compostos por fibras originadas de plantas ou animais, são considerados de qualidade elevada, resistentes e muito bonitos para compor ambientes. Entre os tapetes de fibras naturais encontramos a lã, juta, algodão, sisal, bambu, linho, seda entre outros.
As fibras naturais de superfície mais dura, por exemplo sisal e bambu, caem bem em locais de lazer, pois carrega referencia à natureza. Entretanto, se utilizados em áreas de descanso, uma superfície macia como a lã ou algodão costuma ser mais adequada.

Tear Wali Preto da ByKamy

Tapete Zili Viscose Mix ByKamy

Tapete Kilim Zebra Beige ByKamy

Tapete Dhurie Maroccan 11 off white ByKamy

Tapete Kilim Freedom Etnico ByKamy
Mais dicas
Tingimento – Os tapetes feitos de fibras sintéticas podem sofrer o processo de tingimento industrial, o que leva a uma infinidade de cores. Há também tingimentos com corantes naturais, sem a adição de agentes químicos.
Tamanho – Cada cômodo pede uma dimensão para deixar o ambiente mais harmônico, sendo possível compor mais de um tapete num ambiente, utilizando a sobreposição, paralelos, brincando com cores e até mesmo texturas.
Alergia – É comum relacionar as alergias aos tapetes, elas podem estar relacionadas aos ácaros e poeiras e tapetes empoeirados são oriundos da falta de higienização. Atualmente existem materiais mais adequados pensados para esta situação, por isso ao escolher um tapete, lembre-se de verificar o processo de higienização e o material ideal.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tapetes e algumas funções que ele exerce, é o momento de escolher aquele que você se identifica e atende as suas necessidades.
No Comments